terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Apascenta as minhas ovelhas
Texto: “ Jo 21:15-17].
Para este momento solene escolhi o texto acima, que fala da dedicação de Pedro ao pastorado. Ele, como vós, aceitou o chamado de Jesus ao ministério. Estudou aproximadamente três anos e meio com Jesus. Quase no fim do curso, aconteceu algo muito triste com ele:
-negou o seu mestre por três vezes.
Embora se arrependesse, Pedro se sentiu muito envergonhado e desanimado. Talvez tenha pensado consigo mesmo: “cristo ainda me aceita como membro de sua igreja, mas não me aceita mas como líder”. Estava tão desanimado que resolveu ir pescar.
“disse lhes Simão Pedro: vou pescar”[Jo 21:3].decidiu voltar ao seu trabalho anterior. E naquela noite nada apanhou.
“ E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não o reconheceram” [ v 4]. Notai como o bom pastou se aproximou de suas ovelhas:
“ filhos, tendes alguma coisa para comer? Responderam não” “ [v 5 ]. Em seguida Jesus lhes proveu o alimento [ v 6 a 8 ]. E quem fez o fogo e preparou o peixe ? o bom pastor [v 9,10]. E terminados os preparativos, o bom pastor chamou as ovelhas: “ vinde, jantai.” “E Jesus tomou o pão e deu-lhes semelhantemente o peixe” [v. 12,13].
O bom pastou conhece as necessidades das ovelhas e trabalha para supri. Depois de terem ceado [v 15] houve uma surpresa para Pedro: teve lugar sua ordenação ao ministério.
A dedicação de Pedro começou com um exame. E o exame consistiu de três perguntas:
Primeira pergunta: Pedro ama-me mais do que estes? [v. 15]. Segunda pergunta: Pedro ama-me? [v . 16]. Terceira pergunta? [v.17]. é uma tragédia pensar que qualquer pessoa pode pastorear um rebanho!
Amor é a principal qualidade do ministro. Se desejardes ser um pastor, precisa amar a cristo sobre todas as coisas. A pergunta não é :
Pedro, você conhece os mistérios de Deus? Pedro, você tem um diploma?
Pedro, você conhece o coração humano? Você tem uma boa oratória?
Jesus examinou a Pedro em um ponto: Pedro, você me ama? Se você me ama apascenta as minhas ovelhas. Se você me ama então você pode ser um pastor.
A principal característica de um pastor é ama a cristo acima de tudo.
Vós exercitareis bem o pastorado se amardes a Jesus, porque o amor a Jesus criará amor as ovelhas, e o amor as ovelhas vos dará autoridade sobre o rebanho. Queridos formandos! Não vos esqueçais da teologia aplicada, da teologia sistemática e da história eclesiástica. Mas lembrai-vos de que na obra pastoral o coração tem mais poder que a razão.
O bom pastor deve ter, antes de técnica, amor. O amor inspira serviço, e a técnica mostra a maneira de fazê-lo.
A necessidade do rebanho não é tanto de intelectos, mas de grandes corações. Corações cheios de amor, sinceridade, transparência.
O texto de João 21:15-17 não apresenta apenas a qualificação mais importante do ministro, como também sugere qual a sua função mais importante.
A função mais importante do ministro é apascentar o rebanho. Mais não é a única. A variedade de funções: evangelizar, ensinar, administrar. 2tm 1:11.
Hoje a ênfase esta no evangelismo, e m batismos, e a tendência é descuidar o ensino das doutrinas e o cuidado pastoral. Enfrentamos hoje um perigo. O perigo de a igreja tornarse uma instituição altamente organizada em vez de continuar sendo um rebanho.
A igreja adquiriu o espírito da época, e estar fazendo o seu trabalho como uma instituição grandemente organizada. Não vos surpreendeis mais, formandos, que pastores tenda cada vez mais se tornar um administrador, visto ser ele medido mais pelo sua habilidade de organizar e promover o programa da organização, do que pela sua habilidade como pastor.
Enfrentamos hoje o perigo de ministro procurar o cargo em vez do serviço. E enquanto os seus olhos estão fixos nos cargos, as ovelhas se extraviam

Nenhum comentário:

Postar um comentário